O Colégio Pro Campus se preocupa essencialmente com a formação integral do ser humano para que possa enfrentar os desafios emocionais e profissionais que, naturalmente encontrará ao longo da vida.
Nosso objetivo, portanto, é educar para a vida, através de ações que possibilitem o crescimento da criança em todos os aspectos. Para atingir esta proposta, o estudo das diversas áreas do conhecimento tem como significado primordial: criar, refletir, construir, aprender, participar, expressar, dialogar e, acima de tudo, entender o mundo e seus problemas; a liberdade e seus limites; ser solidário, amar e respeitar o próximo; fazer a relação destes conceitos com os conteúdos que “ganham vida”, quando o aluno ressignifica aquilo que aprende, ou seja, faz relação da teoria com o mundo real, além de entender, respeitar e educar o próprio corpo.
O Colégio Pro Campus propõe-se, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a “educar pessoas que sejam capazes de analisar, interpretar e transformar a realidade, visando ao bem-estar pessoal e coletivo do ser humano, preservando o equilíbrio do meio ambiente.”
Avaliação da aprendizagem
A avaliação, componente inerente ao processo de ensino e aprendizagem do aluno, resulta da comparação entre os conhecimentos adquiridos e expressos pelo estudante com os conhecimentos essenciais definidos como satisfatórios e necessários para a real situação da aprendizagem. Avaliar implica selecionar entre todos os conteúdos trabalhados no processo, os que sejam mais significativos e que possam evidenciar a efetiva aprendizagem dos educandos, bem como identificar melhores estratégias e os instrumentos mais adequados para superar as dificuldades detectadas.
No Colégio Pro Campus a avaliação da aprendizagem acontece de forma contínua, registrando-se os resultados das observações e das atividades que se diversificam quanto a forma e ao momento de sua realização. Os resultados obtidos permitem identificar a evolução e os desvios do processo de ensino e aprendizagem. Estes resultados são considerados pelo professor para replanejar e/ou planejar novas atitudes didático-pedagógicas que visem superar as dificuldades dos educandos facilitando sua caminhada sua caminhada rumo ao saber fazer que conduza ao saber ser.